sábado, 18 de outubro de 2008

REGIÃO CENTRO-OESTE (CARACTERÍSTICAS NATURAIS)

Clima:
O clima da região Centro-Oeste é tropical, quente e chuvoso. A característica mais marcante deste clima quente é a presença de um verão chuvoso entre os meses de outubro e março, e um inverno seco, entre os meses de maio e setembro.
O noroeste da região, ocupado pela Amazônia, tem o clima equatorial e o restante pelo clima tropical. O inverno apresenta temperaturas acima de 18°C. Durante o verão, a temperatura pode alcançar temperaturas superiores a 25°C. Existe uma diminuissão de temperatura quando ocorre o fenômeno da friagem, que é a chegada de uma massa polar atlântica que através do vale do rio Paraguai, atinge todo o oeste dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Os meses de verão são úmidos, porque nessa época a Planície do Pantanal é uma das áreas mais quentes da América do Sul, e por esse motivo, forma um núcleo de baixa pressão que atrai os ventos úmidos conhecidos como alísios de nordeste. A chegada desses ventos corresponde às chuvas fortes que caem na região. O norte da região, de altas temperaturas e grande quantidade de chuvas, engloba características do clima equatorial. No restante da região, o efeito da continentalidade faz com que o clima tropical apareça mais seco, e por conseqüência, a paisagem vegetal revele densidade menor, apresentando sob a forma de cerrado

Nenhum comentário: